By: Luane Oliveira Lavrador
Bacias Hidrográficas de Salvador
- A cidade de Salvador entrecortada e circundada pelas águas, com abundância de água em seu subsolo e com elevado índice pluviométrico está se tornando árida devido as cotidianas práticas de impermeabilização do solo urbano e da destruição da vegetação com a ocupação do solo sem a devida regulação. Atualmente em Salvador existem doze Bacias Hidrográficas, sendo elas: Seixos-Barra/Centenário, Camarajipe, Cobre, Ipitanga, Lucaia, Ondina, Paraguari, Passa Vaca, Pedras/Pituaçu, Ilha de Maré, e Ilha dos Frates.
- A Bacia Hidrográfica do Rio do Seixas (Barra/Centenário), compreende os bairros do Canela, Barra e Graça.Nessa Bacia a poluição é proveniente da contaminação dos rios por esgotos urbanos e drenagem de águas pluviais, tendo como característica o aporte de elevadas quantidades de microorganismos patogênicos , a exemplo das bactérias do tipo Coliformes Termotolerantes, que são indicadores da presença de esgoto sanitário.
- A Bacia Hidrográfica de Ondina é a menor Bacia em extensão, fazendo parte dessa Bacia os bairros de Ondina, Calabar e Alto das Pombas, além das localidades de Jardim de Apinema, Alto de Ondina e São Lázaro. A qualidade das águas dessa Bacia sofre alterações devido aos materiais e substâncias carreados pela drenagem pluvial, bem como do lançamento de esgotos sanitários de domicílios.
- A Bacia Hidrográfica do Rio Lucaia, compreende os bairros de Tororó, Nazaré, Barris, Boa Vista de Brotas, Federação, Acupe,Rio Vermelho, Itaigara e Amaralina.A Bacia de Lucaia é responsável pela drenagem de parte dos esgotos domésticos de Salvador. Esse rio encontra-se em toda a sua extensão fechado, totalmente antropizado, com suas águas sempre opacas e muito escura, apresentando o leito bastante assoreado, comprometendo o fluxo de água.
- A Bacia Hidrográfica do rio Camarajipe é a terceira maior Bacia em extensão do município de Salvador. Compreende os bairros de Pero Vaz, Iapi, Caixa Dàgua, Pau Miúdo e Saramandaia.O grande comprometimento da qualidade de suas águas é provocado pelo lançamento de esgotos sanitários in natura, do acúmulo de resíduos sólidos provocando entupimento nos bueiros e erosão advinda da exploração de pedreiras.
- A Bacia Hidrográfica do rio Passa Vaca tem sua nascente no bairro de São Rafael, atravessando todo o bairro de Patamares. O rio Passa Vaca vem sendo degradado pelo lançamento de esgotos e resíduos sólidos e pelos assentamentos e loteamentos irregulares, comprometendo o manguezal e todos os ecossistemas a ele associados.
- A Bacia Hidrográfica do rio Jaguaribe tem sua nascente nos bairros de Águas claras e Castelo Branco, percorrendo uma distância de 15,2km até a deságua em Piatã.O rio Jaguaribe e seus afluentes apresentam-se assoreados e com grande concentração de macrófilas, principalmente em sua foz, o que caracteriza uma carga muito alta de material orgânico, além da presença de resíduos sólidos.
- A Bacia Hidrográfica do rio do Cobre ocupa grande parcela do subúrbio ferroviário da cidade de Salvador, tendo sua nascente na Lagoa da Paixão, no bairro Moradas da Lagoa. Essa Bacia encontra-se relativamente conservada, apresentando considerável área de cobertura vegetal, com significativos remanescentes de ecossistemas no diversificado mosaico do bioma Mata Atlântica.
- A Bacia Hidrográfica do rio Paraguari tem nascentes em várias lagoas e áreas alagadiças, na região da estrada velha de Periperi,em coutos, e seu curso passa pelo bairro de nova constituinte.O rio Paraguari apresenta-se bastante degradado, com sinais de antropização em toda sua extensão, inclusive com a presença de macrofilas ao longo de seu curso.Suas águas apresentam resíduos sólidos e forte teor de esgotos, com ausência total de mata ciliar marginal.
- A Bacia Hidrográfica do rio Ipitanga encontra-se limitada pelos municípios de Simões Filho e Lauro de Freitas .Apesar de forte pressão por moradia, é uma Bacia que apresenta cobertura vegetal compatível com as áreas de proteção dos mananciais, no caso: Ipatinga 1 e Ipatinga 2.
O resultado é que, hoje em
Salvador, existem pouquíssimas Bacias Hidrográficas com água potável e que
podem ser chamadas de rios.
Referências:
(Souza et all 2009)
http://futurodaagua.atarde.uol.com.br/?p=373&doing_wp_cron=1354215188.2048339843750000000000
Mto boas essas informações. Agora é preciso se pensar em reviver esses rios, que viraram esgotos hj.
ResponderExcluirMto boas essas informações. Agora é preciso se pensar em reviver esses rios, que viraram esgotos hj.
ResponderExcluir