sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VATAGENS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE PCHs

 By: Daniela Sousa Coelho

 
 Toda usina hidrelétrica cuja capacidade instalada seja superior a 10MW e inferior a 30 MW e que possua um reservatório inferior a 3 km² é considerada uma PCH – Pequena Central Hidrelétrica-, de acordo com a resolução nº 394 - 04-12-1998 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
 

CONFIRA AS PRINCIPAIS VANTAGENS DAS PCHs (http://187.0.209.234/Geracao/oqueeumapch/default.aspx):
  • Fonte renovável: menor impacto ambiental para as gerações presente e futura.
  • Operam a fio d’água: menor impacto ambiental
  • Construção mais rápida: menor impacto social.
  • Geração distribuída e descentralizada : melhor confiabilidade para o sistema elétrico da região aonde esta conectada
  • Menores custos de Geração: Contribui para a modicidade tarifária.
  • Diminui a emissão de gases de efeito estufa ao substituir fontes térmicas fosseis
  • Utiliza 100% equipamentos, serviços de engenharia e construção 100% nacionais
  • Geração de impostos (ICMS, ISS) para municípios
  • Geração de empregos diretos e indiretos

          
Geradoras de energia limpa, renovável e menos impactantes ao meio ambiente do que as grandes hidrelétricas, as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH – recebem cada vez mais recursos e conquistam a atenção do mercado de energia, pois além das suas qualidades elas são importantes na descentralização da geração de energia elétrica no Brasil.
As PCH ocupam posição de destaque no Brasil quando o assunto é fonte de energia renovável. Seu papel na diversificação da matriz energética brasileira é estratégico para assegurar abastecimento de energia elétrica no território nacional.
Além de permitir a descentralização de geração de energia, as PCH causam menores impactos ambientais quando comparadas às grandes hidrelétricas, já que não podem ultrapassar a largura de 3 km2 para seu reservatório.
Os principais representantes do mercado de energia já perceberam estas vantagens e vêm investindo cada vez mais em PCH, que, por suas características, também obtêm licenças ambientais mais rapidamente e são dispensadas de remunerar municípios e estados pelo uso dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário